Sobre o Curso


Neste curso serão abordados aspectos filosóficos, pedagógicos e operacionais que perpassam a docência na educação superior no cenário atual. Desse modo, proporemos a reflexão sobre o que seja verdade, sua relação com a política e a educação, mais especificamente o ensino. Pensaremos as potencialidades das tecnologias digitais e o que ficará da imersão tecnológica no contexto pós-vacina e retomada das atividades presenciais. Por fim, exploraremos os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), apresentando-os conceitualmente, bem como indicaremos diferentes usos na educação, disponibilizando pequenos tutoriais elaborados para este curso, com os principais recursos e atividades disponibilizadas no AVA Moodle da UFMT. Desejamos que o curso “Pandemia, pós-verdade e tecnologias digitais: papel da educação superior em confronto” contribua para a formação contínua de vocês. Bom estudo!


Como este curso está organizado?


Unidade I - A Educação no Contexto da Pós-verdade - 10 horas

Unidade II - A Educação Superior em Face da Pandemia: Processo de Ensino-aprendizagem e Tecnologias Digitais - 10 horas

Unidade III - Recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem (MOODLE) para Ampliação de Estratégias no Ensino Remoto - 10 horas

Carga Horária: 30 horas


Recursos de aprendizagem disponíveis e certificação:


O conteúdo do curso será trabalhado por meio de leitura e interpretação dos textos, conforme referências de cada unidade de estudo, vídeos, videoaulas, assim como pela realização de atividades avaliativas disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso.

Para obter o certificado é necessário estar inscrito no Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso e realizar as atividades referente a cada Unidade. E acessar pelo menos 70% das atividades propostas em cada Unidade.


Pré-requisitos ou público alvo


A Coordenação de Desenvolvimento Humano – CDH/SGP vem criando uma série de oportunidades para a formação dos servidores técnico-administrativos e docentes, por meio de ações de desenvolvimento previstas no Programa Desenvolver-UFMT: novo contexto, novos desafios, que objetiva efetivar uma política de desenvolvimento dos servidores da Universidade Federal de Mato Grosso — UFMT.

Dentre os projetos que constituem o Programa, há o Projeto Desenvolver-Docentes que que tem como escopo a concepção de uma política de formação continuada em docência, representando um movimento de valorização da docência universitária e de reconhecimento da necessidade de formação específica para exercê-la.


Perguntas Frequentes


A depender de cada contexto, o curso gera uma declaração que você passou por todas as etapas ou um certificado.

Não, o curso é totalmente gratuito

Qualquer computador com acesso á Internet e navegador mais atualizado (Chrome, Firefox, Edge, Ópera)