Sobre o Curso


De forma solidária aos movimentos de proteção à saúde em nível mundial, consequentes da evolução da doença Covid-19, provocada pelo Coronavírus (SARS-CoV-2), elevado à categoria de pandemia pela Organização Mundial da Saúde, estamos cientes.

Da importância de atenção às orientações das autoridades, decidindo de forma sensata quanto à suspensão de atividades realizadas em momentos presenciais, sobretudo quanto à aglomeração de pessoas, que tem sido um dos apontamentos que indicam a facilidade para transmissão do vírus.

Com isso, faz-se necessário pensar em possibilidades e alternativas para a continuidade das atividades institucionais, sem colocar em risco a nossa comunidade universitária e a sociedade de um modo geral.

Nesse contexto, é preciso destacar a atuação da UFMT quando, desde 2013, disponibiliza à comunidade universitária um Ambiente Virtual de Aprendizagem integrado com o seu sistema de gestão acadêmica institucional e também o fato de ter sido pioneira na modalidade de Educação a Distância no país quando, na década de 1990, lançou o primeiro projeto de educação superior a distância do Brasil.

Atualmente na UFMT, por meio do AVA institucional, todo professor pode acessar o ambiente para lançamento de notas e planejamento de ensino, bem como para desenvolver estratégias de comunicação, ensino e aprendizagem. No entanto, alguns professores não exploram o potencial da mediação educacional e tecnológica, o que pode estar relacionado, muitas vezes, ao desconhecimento de como essas estratégias podem agregar valor a sua prática de aprendizagem, independente da modalidade educacional.

Faz-se necessário destacar, ainda, que a UFMT vem implementando novos projetos de educação virtual, desde 2017, quando apresentou alternativas de mediação tecnológica para contextos de educação presencial, Aberta ou a Distância, cuja mediação acontece com o uso intenso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs).

Isso posto, atendendo à solicitação da comunidade universitária, a SETEC, a STI e a PROEG em parceria elaboraram a presente proposta de capacitação, visando oportunizar que docentes, desejosos de não explorar a potencialidade dos recursos em AVAs, possam ampliar os seus horizontes educacionais, flexibilizando momentos de aprendizagem presencial, com o apoio de meios e tecnologias da informação e da comunicação.


Como este curso está organizado?


Unidade I – Princípios de autoria e edição de unidades de aprendizagem em AVAs: Entender e aplicar princípios de autoria e edição, implementando unidades de aprendizagem em AVAs;

Unidade II – Estratégias de ensino em AVAs: Desenvolver estratégias de ensino em uma sala de aula virtual;

Unidade III - Estratégias de comunicação em AVAs: Implementar estratégias virtuais de comunicação;

Unidade IV - Estratégias de aprendizagem em AVAs: Implementar estratégias de aprendizagem, desenvolvendo atividades em uma sala de aula virtual.


Recursos de aprendizagem disponíveis e certificação:


Para realizar o curso, você terá a sua disposição, em cada unidade disponibilizada material audiovisual (vídeos, ilustrações, esquemas gráficos) e textos simplificados com referências, que poderão apoiá-lo no aprofundamento dos temas envolvidos. Além disso, você deverá desenvolver atividades com a finalidade de verificar o conhecimento adquirido. As atividades eletrônicas proverão feedback por meio de questões eletrônicas e/ou discussões realizadas entre os participantes do curso.

Para atingir os objetivos educacionais, você terá que cursar todas as unidades com um aproveitamento mínimo de 70% em cada unidade.


Pré-requisitos ou público alvo


O curso foi pensado para a capacitação de professores da UFMT, de maneira que possam entender aspectos introdutórios em autoria e edição de cursos virtuais, implementando estratégias de ensino, comunicação e aprendizagem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFMT.


Perguntas Frequentes


Sim, ao concluir o curso com aproveitamento mínimo de 70% em cada unidade, você receberá um certificado de extensão universitária da UFMT, com carga horária de 20 horas.

Não o curso é totalmente gratuito

Qualquer computador com acesso á Internet e navegador mais atualizado (Chrome, Firefox, Edge, Ópera)

Esse Curso é restrito apenas para convidados